sexta-feira, 20 de junho de 2008

Sarau Urbano DOIS / O porquê do sarau

Nosso Sarau Urbano surgiu a partir de uma sugestão da figura inquieta do poeta Marcos Assis, somada a espontaneidade da artista plástica Luana Aires e com persistência do cartunista Podrera.

Durante uma participação coletiva na 1ª edição do Sarau Sementes de Poesia, organizado pela poetisa Regina Mello, no domingo, 18 de maio de 2008, no Parque Municipal, houve interações múltiplas entre poetas, poetisas, escritores, contistas, artesões e artistas locais. Ao término do sarau, a convite da anfitriã, Regina Mello, todos foram direcionados para uma sensível exposição de fotografias, onde o tema focava sombras de árvores. Nossa anfitriã, além de curadora era a autora das fotos que falam por si só. Numa descontração sadia e cultural, o poeta Marcos Assis e também a artista plástica e poetisa Luana Aires, propuseram um reencontro dentre alguns poucos participantes do evento do dia. Seria apenas um reencontro informal sem maiores pretensões. Uma reunião entre amigos e colegas para uma troca de idéias e afinidades artísticas. Luana sugeriu que levássemos poesias, poemas e vinho para uma singela confraternização entre os convivas, onde apresentaríamos uns para os outros, textos autorais e demais trabalhos independentes.

L.Aires sugeriu para que todos se encontrassem no centro de Belo Horizonte e assim escolhessem outro local para um possível sarau de bolso. Ela cogitou a Praça da Liberdade para tal manifestação. Houve complacência entre todos interessados.

A idéia amadureceu, dando origem ao Sarau Urbano, de caráter horizontal e aberto.

O cartunista Podrera tomou iniciativa de articular uma data que resultou em dois adiamentos. Numa terceira data, 02 de junho de 2008, aconteceu a 1ª edição do Sarau Urbano, embrião que se ramificou dos guetos do Sarau Sementes de Poesia, e que se realizará toda primeira segunda-feira de cada mês.

Esta segunda edição será em homenagem aos pivôs deste encontro mal-planejado, mas que resultou em um novo espaço de interação e manifestação artística.

Nenhum comentário: